Tokio Marine conta sua evolução passando pela pandemia

Desde o ano passado, em função da pandemia de Covid-19 decretada pela Organização Mundial da Saúde (OMS), a Tokio Marine adotou uma série de medidas de prevenção de acordo com as determinações dos órgãos governamentais, visando preservar a saúde e bem-estar de colaboradores, corretores e clientes.  

Entre as iniciativas, decretamos o trabalho remoto (home office) para os funcionários e a suspensão de eventos presenciais e viagens. 

“Graças a uma sólida infraestrutura de tecnologia e à cooperação de todas as equipes, conseguimos entrar em regime de trabalho remoto em tempo recorde e continuar prestando o mesmo serviço de excelência aos nossos Parceiros de Negócios e Segurados”, afirma o Diretor Comercial Centro-Oeste da Tokio Marine, Jean Brunetto.

Diretor Comercial Centro-Oeste da Tokio Marine, Jean Brunetto.

A partir do decreto de pandemia, a Tokio Marine estabeleceu uma série de ações para garantir que os corretores de seguros fossem atendidos com a mesma agilidade e eficiência anteriores à necessidade de isolamento social.

Brunetto ressalta que os Corretores de Seguros reagiram com bastante velocidade à nova realidade se apropriando de vez das soluções tecnológicas e canais digitais oferecidos pelas Seguradoras para continuar prestando o melhor serviço a seus Clientes. “O foco principal da estratégia foi garantir que os Corretores e as Assessorias continuassem amparados em todos os momentos para dar continuidade aos negócios”, destaca. 

Uma das iniciativas mais importantes da Tokio Marine foi a decisão de indenizar os sinistros decorrentes da contaminação por Covid-19, especificamente nas coberturas contratadas de Morte, Funeral e Diárias de Internação Hospitalar, dos Seguros de Vida nos ramos de Vida em Grupo, Vida Individual, Prestamista, Educacional e Condomínio. 

Outra ação adotada foi a ampliação dos recursos digitais que permitem a realização de inspeções remotas e vistorias on-line em caso de sinistros de Auto, Residencial e Condomínio. A Seguradora determinou ainda, para renovações, a manutenção do preço da apólice anterior, ou o valor da cotação atual, caso fosse menor, nos produtos Auto, Residencial e Condomínio, com o objetivo de contribuir com o planejamento financeiro dos Segurados. Também manteve a possibilidade de parcelamento em 12 vezes sem juros no cartão de crédito para as carteiras de Automóvel e Residencial. 

Além disso, a Tokio Marine flexibilizou as regras de sinistros do Seguro Aluguel para situações nas quais os aluguéis e encargos vencidos e não pagos tivessem sido negociados amigavelmente entre locador e locatário, mas que,em função da situação extraordinária, não tenham sido quitados. Para o produto Residencial, foi determinada ainda a dispensa de inspeção para casas com valor de até R$ 2 milhões e imóveis de madeira de até R$ 100 mil. 

Na carteira de Produtos Pessoa Jurídica, a ação incluiu alteração das regras de dispensa de inspeção no produto Empresarial, ampliação dos recursos digitais para a realização de inspeções de riscos remotas e implementação de vistorias on-line em caso de sinistros, válidas para os Seguros com valor de até R$ 100 mil. 

A Seguradora disponibilizou ainda o parcelamento em até seis vezes sem juros para todos os produtos da carteira de Seguros Patrimoniais e de Responsabilidade Civil, além do D&O. A opção de parcelamento em 10 vezes sem juros no cartão de crédito foi mantida para o Seguro Empresarial com valor de risco de até R$ 500 mil. 

Na carteira de Transportes, a Tokio Marine permitiu a aceitação da renovação automática por um ano, de apólices com até 50% de sinistralidade, com os mesmos termos e condições. Além disso, prestou suporte na proteção e guarda da mercadoria por até 48 horas, para casos de motoristas que apresentassem sintomas de Covid-19 ainda em trânsito.

Por fim, para os Seguros de Responsabilidade Civil Geral e Patrimoniais foram aceitas renovações automáticas de apólices que mantiveram os termos e condições vigentes, desde que a sinistralidade fosse de até 50% e sem resseguro facultativo.

“Em uma enorme demonstração de resiliência, excelência operacional, comprometimento de seu time de 2.100 Colaboradores e forte relacionamento com mais de 33.000corretores e assessorias, a Tokio Marine resistiu bravamente, crescendo 12,6% em prêmios emitidos, em comparação ao exercício anterior”, destaca o executivo.

Os Prêmios Emitidos alcançaram R$6,52 bilhões, contra R$5,79 bilhões do exercício anterior. Deste total, o montante de Sinistros Pagos foi de R$2,72 bilhões. Já o Índice Combinado ficou em 89,3%. 

Especificamente na Regional Centro-Oeste, também registramos um desempenho significativo, com um crescimento de 22,8% em 2020 em relação a 2019.

O novo normal

Na avaliação de Brunetto, os riscos e as preocupações dos segurados estão mudando e as alterações nas estratégias da companhia serão irreversíveis.

O “novo normal” no caso da Tokio, contempla novos riscos e, consequentemente, novas oportunidades de negócios para o setor. Ele continua a análise, ressaltando que o novo perfil do consumidor traz o desafio de pensar, cada vez mais, em como atender a demanda por seguros em um mundo no qual as decisões têm que ser muito rápidas e as informações precisam estar disponíveis a qualquer momento.

“Desta forma, precisamos estar prontos para o grande desafio de prover soluções às demandas deste público que quer se comunicar e interagir com seus prestadores de serviços via digital. Estamos atentos às boas práticas que possam ser incorporadas ao mercado segurador para reduzir o trabalho operacional dos corretores e aumentar suas vendas, bem como facilitar o contato do cliente com a assistência oferecida”, conclui.

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