SulAmérica entrou na pandemia com a digitalização adiantada
A SulAmérica Seguros já investia em home office ou home work desde 2014, portanto, já era uma realidade da companhia. Assim que foi decretado o lockdown no ano passado, 100% dos colaboradores passaram a trabalhar de casa, inclusive os da matriz, relata a gerente da filial Goiânia, Maria Cristina Cardoso Martins.
E tudo aconteceu sem impacto para o corretor e o cliente final, já que, por conta da essência digital da SulAmérica, tudo é feito de forma virtual, com a mesma qualidade e eficiência que caracterizam a companhia há 125 anos. Mesmo com o agravante de nesta época, no início da pandemia, estar ocorrendo a migração das carteiras de Auto e Massificados para a Alllianz. E tudo foi feito sem nenhum prejuízo para nenhuma das partes envolvidas.
“No início, tivemos alguns impactos em sinistralidade e vendas de seguro viagem, pela baixa demanda, porém as vendas dos produtos de Saúde e Vida e Previdência tiveram crescimento superior a dois dígitos, o que nos motiva e nos leva a entender que estamos caminhando na direção certa e de encontro a necessidade dos nossos corretores e parceiros”, relembra.
A gerente recorda também que a SulAmérica é uma companhia que tem o foco de cuidar das pessoas. “O objetivo é obter o reconhecimento nos mercados em que atuamos – Saúde, Odonto, Investimentos, Vida e Previdência –, com um olhar de Saúde Integral, que reúne saúde física, emocional e financeira, para que nossos clientes possam escolher aquela opção que melhor se encaixa em seu momento de vida”.
Ela completa dizendo que por serem uma empresa digital na essência, todos os nossos processos se tornaram digitais (assinaturas, documentação, sinistro e até liberação de reconhecimento de firma para não expor quem o faria em tempos normais). As filiais foram remodeladas e adaptadas para as novas equipes. Os colaboradores podem ter mudado de endereço, porém a companhia continuou preservando a saúde de todos e mantendo os escritórios fechados até que todos estejam confortáveis para o retorno às atividades presenciais. Na pandemia, as videoconferências têm sido a principal forma de contato com nossos parceiros.
A pandemia trouxe ainda um destaque adicional à escola de negócios da Sulamérica, a PRASABER. Trata-se de uma plataforma de cursos e treinamentos on-line, totalmente gratuita e exclusiva aos corretores. Lá podem ser encontradas variadas opções para o desenvolvimento de negócios e de habilidades, com foco no empreendedorismo. São conteúdos técnicos, funcionais, comportamentais e de relacionamento, com ferramentas que ajudam o corretor a se desenvolver e aprender novas técnicas para melhorar ainda mais sua performance profissional.
Um dos investimentos mais relevantes da SulAmérica nos últimos anos tem sido em inovação tecnológica com foco na experiência do cliente. Um case de destaque é o aplicativo “SulAmérica Saúde”, por meio do qual o segurado consegue acessar carteirinha virtual, aceita em toda a rede referenciada, e encontrar médicos, clínicas e hospitais por geolocalização, além de consultar medicamentos com até 85% de desconto. A inovação começa já no acesso, que pode ser feito por biometria facial. Outra funcionalidade pioneira é o serviço de reembolso digital, que utiliza algoritmos de “machine learning” para reconhecer recibos médicos por meio de uma foto. Pelo aplicativo, os segurados podem também solicitar e acompanhar a entrega de medicamentos imunobiológicos e quimioterápicos orais em domicílio.
Maria Cristina destaca também a plataforma de telemedicina, o “Saúde na Tela”, plataforma de consultas a distância, um exemplo de integração entre saúde física e emocional (Médico na Tela e Psicólogo na Tela). Com o serviço, a SulAmérica reforçou ainda mais o cuidado, o bem-estar e a segurança dos beneficiários de seguro saúde, especialmente durante o combate à pandemia do novo coronavírus. O sistema favorece o cuidado primário, diminui as idas desnecessárias aos pronto-socorros e oferece oportunidade de renda para profissionais de saúde com um custo mais baixo. Desde 2018, a seguradora oferece aos clientes a tele orientação com médicos generalistas via videoconferência ou por telefone. E vem investindo muito nessa modalidade de atendimento, o que nos permitiu oferecer o Saúde na Tela logo após a regulamentação da teleconsulta em abril de 2020.
“Acredito que o nosso normal agora será realmente esse. Cada vez mais interação digital, empresas com flexibilização de horários e um sistema híbrido de escola e trabalho, onde teremos a opção de escolher trabalharmos e estudarmos de casa alguns dias. Infelizmente deveremos aprender a conviver com as pandemias, que não deixarão de existir, serão controladas, mas não serão extintas. Cuidarmos cada vez mais da nossa higiene e dos contatos físicos será fundamental”, pondera a gerente.