HDI Seguros: adaptação tem sido a palavra chave

Assim como todos os segmentos, o seguro sofreu vários impactos desde o primeiro momento da pandemia. Mas felizmente, a maior parte das companhias, agiu rapidamente, ficando minimizar os problemas que seus públicos de contato pudessem ter. O gerente da filial Goiânia da HDI Seguros, Francisco de Assis Vidigal, conta que os corretores, colaboradores e funcionários da companhia puderam contar cm essa tranquilidade.

gerente da filial Goiânia da HDI Seguros, Francisco de Assis Vidigal

“Logo quando iniciou a  pandemia, diante das incertezas econômicas que surgiram com o isolamento social,  visando auxiliar nossos segurados, adaptamos o modelo de cobrança, garantindo ao segurado opções para o pagamento do seguro mais elásticas, permitindo inclusive durante várias meses o reagendamento de parcelas para os segurados que efetuavam contatos e informavam não ter condições de honrar a cobrança”, destaca Vidigal.

A medida que as dúvidas econômicas foram sendo sanadas, o processo de cobrança voltou a normalidade.  Além das centrais de atendimento, o uso de aplicativos permitiu que os segurados conseguissem agendar todos os tipos de serviços via celular, o que foi complementado pelo aumento do número de oficinas referenciadas com atendimento remoto e o reforço na estrutura de atendimento da assistência 24 horas, para que a HDI mantivesse o nível de atendimento aos segurados. A possibilidade de vistorias prévias e até sinistros efetuadas pelos próprios segurados ajudaram também com o respeito às medidas de isolamento social.

O gerente relata ainda que assim que as primeiras medidas sanitárias de isolamento social foram decretadas todos os funcionários foram colocados para atuar no sistema home office.  “Conseguimos manter o padrão de atendimento preservando vidas e o bem-estar dos funcionários. O uso de vídeos chamadas para reuniões e visitas comerciais se tornou obrigatório”, ressalta.

Atualmente, a HDI estamos atuando em um sistema misto, respeitando as determinações das autoridades em cada município. Em algumas cidades, o atendimento presencial retornou com limitação no número de funcionários e de clientes atendidos. Outras unidades, como em Goiânia, por exemplo, permanecem 100% home office.

O modelo de relacionamento e atendimento ao corretor também foi alterado.  O uso intensivo de tecnologia permitiu que corretores pudessem ter acesso aos diversos serviços de forma on line, utilizando sites e aplicativos para acompanhamento da emissão dos seguros, cobrança de parcelas, realização de vistorias prévias, acionamentos e acompanhamentos de assistência 24 horas e sinistros. A empresa também concedeu maior prazo para garantia de renovações no produto Auto Perfil, aumento da validade das propostas e antecipação de comissão para todos os tipos de cobrança.

No atendimento de sinistros, ampliou a base de oficinas referenciadas, substituindo o serviço do Bate-Pronto por vistorias remotas. A diversificação de produtos também foi uma estratégia que adotamos para auxiliar o corretor no atendimento aos clientes. Além dos tradicionais seguros de automóvel e residencial, a linha de produtos para o seguro foi ampliada com empresarial, rural, equipamentos, transporte, seguro ambiental e mais recentemente, em parceria com a Icatu Seguros, passou a comercializar seguro de Vida PME Capital Global.

Em 2020, a queda nas vendas de seguros afetou a previsão de receita impactando no resultado do negócio. Ações de restruturação da operação e a queda na frequência de sinistros, pelo menos no período inicial, permitiram uma compensação parcial por parte da HDI. Vidigal considera que o ano de 2021 esteja sendo bem desafiador. “A inflação de peças e serviços tem impactado diretamente no desempenho de sinistros da nossa principal carteira que é o automóvel.  A concorrência tem obrigado o mercado a atuar com custos abaixo do ideal, mas a diversificação de produtos tem garantido resultados”, observa.

Ainda segundo ele, o novo normal já é uma realidade. “Cliente mais atentos aos custos dos produtos e a qualidade dos serviços obriga a uma reestruturação no processo de precificação e atendimento. O trabalho em home office veio para ficar. O uso de vídeos chamadas em treinamentos, visitas e reuniões também não deve ser abandonado. O uso destas ferramentas, permite o relacionamento com um número maior de corretores e clientes, aumentando a produtividade”, completa.

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