LinkedIn: uma boa opção para negócios

Linkedin/Freepik

As redes sociais em geral já são consideradas hoje uma das principais formas de relacionamento entre empresas e profissionais ao redor do mundo. E cada uma tem sua vocação, sendo o LinkedIn hoje a mais adequada quando tratamos de carreira e alguns focos de negócios.

Mas para quem está interessado em investir em contatos profissionais, o local mais apropriado pode ser o LinkedIn. Essa rede é diferente de outras porque foi criada especialmente para relacionamentos profissionais – encontrar um emprego, descobrir malas diretas, entrar em contato com possíveis parceiros de negócios -, e não apenas para fazer amigos ou compartilhar fotos, vídeos e músicas.

Confira algumas dicas e aprenda como usar a ferramenta para se destacar profissionalmente e, por que não, alavancar seus negócios?

1. Mande uma mensagem antes de adicionar alguém – A menos que você tenha trabalhado com essa pessoa por algum tempo, a seu favor é recomendado sempre mandar uma mensagem pessoal antes de adicioná-la no LinkedIn. As pessoas com quem você quer ter contato já devem ter visto centenas de pessoas na vida, por isso não custa nada se identificar e dizer onde vocês se conheceram. Além do mais, se você não conhece a pessoa, explique por que você quer se conectar com ela.

Muitos profissionais simplesmente não vão aceitá-lo se você não der a eles uma boa razão para tal. Não seja direto demais – É claro que seu objetivo é vender, mas se você for direto demais e só falar sobre seguros, isso pode prejudicá-lo. Não há problema em dizer que você está procurando clientes ou negócios, mas lembre-se de que o campo de Relações Públicas é composto realmente por “relações”. Espere criar laços para depois partir para uma abordagem mais comercial.

2. Preencha seu perfil por inteiro – Isso faz com que as pessoas achem você mais facilmente. Para ser encontrado, quanto melhor a descrição, mais fácil fica. Você não vai querer perder esta chance por preguiça de completar seu perfil.

3. Crie também uma página da corretora – Assim como no Facebook, o LinkedIn conta com um perfil (que tem conexões) e páginas (que tem seguidores). Ter uma página, além de incluir várias ferramentas diferenciadas, representa uma postura mais profissional para quem tem uma empresa.

4. Consiga novos clientes através das recomendações on-line – Consumidores satisfeitos são a melhor forma de conseguir novos clientes. Aumente sua propaganda boca a boca on-line solicitando aos seus consumidores que escrevam uma recomendação sobre você, que será publicada no seu perfil no LinkedIn e se espalhará pelo site.

5. Construa uma rede de contatos (on-line e pessoalmente) – Procure no diretório de grupos do LinkedIn e encontre associações setoriais e redes de contato para fazer parte. Existem diversos grupos relacionados a seguros ou área de atuação mais específicos como riscos industriais, condomínios, por exemplo.

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