Porto Seguro: Desafios e aprendizados durante a pandemia
As incertezas e dificuldades no cenário mundial devido à crise causada pela pandemia do novo coronavírus, a COVID-19, tem atingido a todos. Situação que tem forçado pessoas e empresas a se adaptarem ao chamado “novo normal”. O que não foi diferente com a Porto Seguro. O gerente da Sucursal Goiânia da companhia, Wagner Bisi, conta como tem sido essa mudança de cenário. “A adaptação voltada a restrições, como isolamento e distanciamento são muito desafiadoras, pois minha vida sempre foi pautada em relacionamento, convivência e proximidade com outras pessoas. Mas confesso que também trouxe muito aprendizado e desenvolvimento no sentido de buscar novas formas de se fazer presente e próximo da família, amigos, corretores, equipe e para isso precisei de muita adaptabilidade, resiliência, desprendimento, organização e disciplina”, explica.
Ainda de acordo com Bisi, a insegurança e crise causadas pela pandemia corroboraram com aumento no cancelamento de alguns ramos, redução de alguns contratos, e negociações mais demoradas. Contudo, a Porto Seguro seguiu no caminho oposto. “Nós continuamos crescendo, principalmente pela consciência coletiva da importância do seguro, pelo excelente trabalho exercido pelos securitários e corretores e também pelo volume de oportunidades e necessidades de pessoas e empresas ainda sem qualquer proteção securitária. Ainda vivemos uma realidade de falta de cultura de seguros, proteção e prevenção no Brasil, mas isso precisa ser o nosso combustível. Entendo que nós, seguradores e corretores, somos o mercado de seguros e precisamos ser os agentes transformadores desta realidade”.
Em um exemplo, ele ainda cita que na carteira de automóvel, que tem a maior participação na região de Goiás, houve uma redução na sinistralidade no início da pandemia, no entanto, já retornou a frequência e patamares anteriores.
Quando se fala em “novo normal”, Bisi acredita que a humanidade já se transformou e se adaptou a essa nova realidade e agora o que se deve ter é foco, fé e atitude para futuro melhor. “Na minha opinião, a pandemia já mudou a humanidade, dificilmente seremos os mesmos e agora nos resta manter o foco, a fé e atitudes responsáveis, alinhadas e voltadas para fazer o que é certo, necessário e assim construirmos um mundo melhor. Relações foram ressignificadas, consciências e visões ampliadas, o abraço passou a ter um valor ainda maior e, no mundo dos negócios, pudemos perceber claramente nossas forças e fraquezas e dar maior atenção nas mudanças, investimentos e desenvolvimentos necessários. Quando falamos de adaptação em uma situação como esta, na minha opinião, de uma forma ou de outra, no amor ou na dor, ocorrerá para todos, pois não há escolha… indiferentemente da crença, posição, nível social e intelectual, todos estão vivendo este caos e não há como ignorar. Existem várias citações que as maiores evoluções e mudanças ocorreram no pós-guerra e, estamos vivendo uma”, enfatiza.
Para auxiliar os corretores neste momento de adversidade, o vice-presidente Comercial e de Marketing da Porto Seguro, Rivaldo Leite, conta que foram adotadas diversas ações de apoio. “Desenvolvemos um conjunto de ações para ajudar todos os nossos Corretores, visando auxiliar na sustentação de seus negócios e trazer mais tranquilidade para enfrentarmos juntos o momento. Durante um período, adotamos condições especiais para alguns produtos (Automóvel, Ramos Elementares, Produtos Financeiros e Serviços, e Seguro de Vida) e, no Portal do Corretor, nosso principal canal de comunicação com os profissionais, divulgamos as informações mais importantes, notícias e orientações”.
Leite também lembra sobre o lançamento nas redes sociais dos canais @corretoreprasempre no Instagram e Facebook, com o intuito de aproximar ainda mais a relação da seguradora com os nossos parceiros de negócios. “Neste canal, buscamos facilitar o entendimento das informações e notícias divulgadas pela empresa, além de outros conteúdos – como dicas – que contribuem para gerar ações que possam potencializar o negócio desses profissionais”, explica.
A companhia segue, até este momento, com o atendimento digital no Portal do Corretor, onde são divulgadas orientações, notícias e informações mais importantes, além de conteúdos de capacitação.
“Temos outras plataformas e ferramentas de comunicação, como por exemplo o App do Corretor Online, que teve ampliação dos serviços oferecidos; o Porto Educ, uma plataforma de treinamento da companhia; o Corretor 2.0, ferramenta que ajuda os Corretores a gerenciarem a sua própria carteira de clientes; além do PromoDigital, outra ferramenta online que fornece materiais promocionais personalizados para os Corretores” reforça Leite.
Ele conta além disso sobre o acordo de aquisição da Segfy, plataforma de solução tecnológicas voltadas para corretores de seguros realizado no início deste ano. “Fechamos um acordo para adquirir 74,67% da Segfy, startup de São José dos Pinhais/PR que atua em soluções tecnológicas para cálculos de venda de seguros. Essa aquisição é a primeira movimentação do Fundo de Investimento em Participações Porto Ventures e tem como objetivo fomentar o crescimento da Segfy e contribuir para que a empresa continue desenvolvendo novas soluções em seu mercado”.
Segue ainda destacando que a companhia atualmente é uma das principais empresas do setor em soluções projetadas para auxiliar em todas as fases da contratação do seguro, desde o cálculo até a gestão dos segurados. Por meio de uma plataforma 100% on-line, o Corretor tem acesso a diversas ferramentas e automações que geram benefícios ao seu dia a dia. “Essa parceria é fundamental para facilitar o dia a dia do Corretor”, destaca.
Ele reforça que as medidas de apoio também se estenderam aos consumidores de seguros. “Otimizamos alguns processos que refletem na interação com os segurados, como por exemplo, melhorias nas formas de pagamento aceitando o Pix para regularização de parcelas do Porto Seguro Auto e já projetando uma rápida expansão para outros segmentos. Além do nosso histórico de ser a primeira seguradora a oferecer o canal de atendimento ao cliente por WhatsApp, com possibilidade de atendimento humano. Hoje, 1/3 do total de assistências já passa por esse canal que, além de melhorar a experiência do cliente, contribui para ganhos de eficiência operacional. A jornada do cliente encantadora, com processo leve e velocidade na solução de suas necessidades. Digo sempre que eficiência operacional traz experiências”, comenta.
O vice-presidente finaliza afirmando que nesse momento houve diversificação no portfólio. “Lançamos novos produtos e serviços no período, entre eles estão, o Techfácil, o Bllu, o Aluguel Essencial, o Porto Cuida, o Retorno Seguro, o Guincho elétrico, as Estações elétricas nos caps, o Vida do seu jeito e a Plataforma Conquista”.