O que esperar do consumidor seguros pós pandemia

O mercado de seguros é um dos mais resilientes que existe. Embora a pandemia gerada pelo novo coronavírus (Covid-19) tenha impactado negativamente em todo o mundo, as expectativas para o mercado não desanimam.

Desde o último ano, quando houve o fechamento dos negócios e o começo do “fique em casa”, há uma incerteza sobre os impactos dos novos comportamentos adotados pelas pessoas no consumo.

Como houve uma mudança, de certa forma drástica nas vidas de todos, essa crise fez com que algumas preocupações ficassem mais latentes e modificaram o “humor” e padrão de consumo das pessoas.

E isso afetou diretamente o setor, pelo menos num primeiro momento. Assim como outros negócios, o mercado de seguros foi impactado logicamente pela baixa da economia. Entretanto, os dados publicados pela SUSEP mostrando a performance do setor 2021, apontam crescimento de 15,1% em relação ao mesmo período de 2020.

Apesar desse crescimento, não significa que esteja tudo resolvido, já que durante essa fase o consumidor torna-se imprevisível. Portanto, esse novo momento passou a exigir das empresas mais visão e busca de conexão com esse novo personagem que vai surgir no pós pandemia. E a retenção dos clientes a médio prazo pode depender de manter-se essa conexão.

O estudioso do comportamento do consumidor, Richard Curtin sugere que “em condições normais, as preferências preexistentes dos consumidores determinariam suas decisões econômicas uma vez que os altos riscos desapareçam”.

Mas ele alerta que não podemos esquecer de como as emoções modelam esse comportamento e interferem em nossas decisões, principalmente em eventos como esse que não têm bases de comparação anterior.

O que esperar do consumidor seguros pós pandemia
O que esperar do consumidor seguros pós pandemia

A pandemia está sendo muito duradoura e impactou muito emocionalmente as pessoas e isso tende a propiciar mudanças na mentalidade de muitas pessoas.

Corretores de seguros, seguradores e resseguradores estão otimistas quanto ao desempenho do mercado no segundo semestre. É o que mostra a última edição do Índice de Confiança do Setor de Seguros (ICSS), calculado com base em pesquisa da Fenacor.

Para 82% dos seguradores, 59% dos corretores e 60% dos resseguradores, haverá um cenário “melhor” nos próximos meses. Há ainda 6% dos corretores que acreditam em um quadro “muito melhor”.

Além disso, 18% dos seguradores, 35% dos corretores e 40% dos resseguradores responderam que não ocorrerá mudanças, com o nível do faturamento apurado até agora mantendo-se estável.

Assim como ocorre em outros mercados, o fundamental será perceber as mudanças e adaptar-se, de preferência antecipando-se aos novos movimentos. Portanto, cabe ao corretor ficar atento!

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