CNseg divulga ranking do setor de seguros

CNseg divulga ranking do setor de seguros
CNseg divulga ranking do setor de seguros

A Confederação Nacional das Seguradoras – CNseg passa a divulgar o “Ranking do Setor de Seguros”, cujos dados serão atualizados mensalmente. O Presidente da CNseg, Marcio Coriolano, explica que a estruturação e a divulgação, no Portal da Confederação, do ranking de arrecadação será definida por segmentos e ramos, e são mais um passo da entidade para melhor informar o público interessado sobre o desempenho do setor e suas mudanças.

“A iniciativa faz parte da nossa sistemática diretriz de ampliar ao máximo o acesso a informações básicas e analíticas para utilização por profissionais do setor, especialistas, estudiosos, estudantes e consumidores. A publicação do ranking, de forma estruturada e de fácil consulta vem ampliar o vasto conteúdo sobre o setor, elaborado pela CNseg e divulgado em seu Portal, na área denominada ‘Análise e Estatísticas’.”

Os dois rankings agora publicados apresentam as seguintes abordagens: a primeira se refere aos grupos econômicos classificados por segmento e a outra, por empresas posicionadas por segmento e principais produtos. Para as análises de desempenho do setor, um estudo da CNseg concluiu que a melhor variável para análise é o prêmio direto para as operações de seguros de Danos e Responsabilidades e Planos de Vida Risco.

Já para os Planos de Acumulação, são as contribuições; Para Capitalização, seria o faturamento e, para a Saúde Suplementar, as contraprestações líquidas. “A novidade, que o diferencia de outros rankings publicados, é que o nosso abrange todas as operações do setor, abrindo por ramos e atualizando mensalmente, porque a posição intrassetorial tem mudado muito rapidamente.

Outra novidade é a apresentação de dados e índices pré-formatados e acumulados até o último mês de atualização, o que capta melhor essas mudanças. Há segregação dos dados e índices com e sem Saúde Suplementar, porque a base de divulgação da Susep e da ANS tem defasagens diferentes com relação ao mês de referência, destaca Marcio Coriolano. E acrescenta: “O ranking da CNseg não pretende demonstrar ‘qualidade’ ou ‘extensão’, das operações, tendo em vista que as companhias têm suas próprias estratégias de posicionamento no mercado, exposição aos riscos e diferenciação de produtos. Além disso, há outros tipos de ranking com outros atributos, como lucratividade ou índice combinado. Ao longo do tempo, pretendemos harmonizar conceitos para agregar outros tipos de ranking, o que exige cuidado estatístico adicional, para que sejam evitadas avaliações sem adequado embasamento técnico”.

A primeira edição lançada, utiliza os dados mais recentes divulgados em 2021, referentes ao mês de setembro. Sobre a CNseg A Confederação Nacional das Empresas de Seguros Gerais, Previdência Privada e Vida, Saúde Suplementar e Capitalização (CNseg) congrega as empresas que compõem o setor, reunidas em suas quatro Federações (FenSeg, FenaPrevi, FenaSaúde e FenaCap). A missão primordial da CNseg é contribuir para o desenvolvimento do sistema de seguros privados, representar suas associadas e disseminar a cultura do seguro, concorrendo para o progresso do País.

Sobre o autor /

Comente

Seu endereço de e-mail não será publicado.

Digite e pressione Enter para pesquisar