Pandemia faz aumentar procura por seguro de vida em Goiás

Em Goiás, a arrecadação das seguradoras foi incrementada acima da média brasileira. De 2019 para 2021, o crescimento nominal foi de 52,69% quando se compara a arrecadação de prêmios, segundo dados da Superintendência de Seguros Privados

A pandemia da Covid-19 fez aumentar a procura por seguro de vida em Goiás. O receio de adoecimento e de morte fez muitos goianos investirem em uma apólice. No Estado, a arrecadação das seguradoras foi incrementada acima da média brasileira. De 2019 para 2021, o crescimento nominal foi de 52,69% quando se compara a arrecadação de prêmios, segundo dados da Superintendência de Seguros Privados (Susep). No País, para este segmento, a alta no período foi de 28,64%, como mostra o jornal O Popular.

Entre os motivos para que a procura se mantenha aquecida, está a mudança que o novo coronavírus causou no setor. Com o alto número de pessoas afastadas do trabalho, hospitalizadas ou que perderam a vida, especialistas analisam que houve impulso causado pela preocupação. Pois, quando ocorre a falta de uma pessoa, há impacto no sustento da família e no padrão de vida dos dependentes. Há ainda casos de afastamentos em que o impedimento de exercer as atividades profissionais gera impacto financeiro.

Diante do maior volume, dados da Susep mostram que os prêmios somaram em Goiás R$ 541,85 milhões no ano passado, o que inclui desde planos individuais àqueles em grupo – o clássico descrito apenas como Vida arrecadou R$ 222,191 milhões.

Presidente do Sindicato dos Corretores e das Empresas Corretoras de Seguros de Goiás (Sincor-GO), Vinícius de Araújo Porto avalia que a pandemia ajudou a impulsionar a procura com maior consciência sobre o mercado. De 2019 para 2020, ocorreu aumento nominal de 19,26% e, em 2021, novo salto de 33,43%. “Acredito que há espaço para expansão e que o aumento nas contratações deve continuar nos próximos anos. Em algumas seguradoras, a procura pelo seguro de vida atingiu índices mais altos do que a busca pelo seguro de automóveis”, diz.

Ele explica ainda que com a mudança de cultura o seguro de vida tem feito parte do planejamento financeiro das famílias. Além disso, as empresas também passaram a ter um novo olhar para as necessidades atuais. “O mercado mudou sim, pois as pessoas estão em busca de coberturas para serem usufruídas em vida, tais como doenças graves, diárias de incapacidade temporária, seguros resgatáveis”, acrescenta. Diante das possibilidades, defende que o consumidor ao procurar um corretor terá orientação importante para a escolha e para tirar as dúvidas.

Levantamento realizado pela MAG Seguros, seguradora especializada em vida e previdência, apontou também o crescimento da demanda em 29,7% no Estado. A superintendente comercial da seguradora em Goiânia, Ethienne Araújo, afirma que essa maior adesão tem relação com o fato de que foi preciso durante a pandemia lidar com a possibilidade de morte.

“Em paralelo, as pessoas se conscientizam que é necessário planejamento financeiro, se preocupar como as pessoas vão viver quando você não estiver aqui com o lado financeiro”. Ela explica que antes da emergência em saúde, era preciso correr atrás dos clientes para oferecer o plano, diferente do que ocorria para outros ramos, o que mudou. “Não posso dizer que a maioria esteja neste outro nível, mas tivemos aumento de vendas e esse amadurecimento aconteceu”, finaliza.

Fonte: Poder Goiás

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