Centauro-ON cresce mesmo com a pandemia
Os caminhos percorridos pela Centauro-ON antes do início da pendemia deixaram seu legado de força e prevenção bastante claros. “A companhia passou pela digitalização e automatização dos processos internos, o que a preparou para o que estava por vir. E isso foi o que nos “calçou” para, em apenas dois dias, inserirmos todo o nosso time de colaboradores em trabalho home office, com segurança, sem trazer impacto nos serviços operacionais para os clientes e corretores de seguros”, ressalta o CEO da Centauro-ON Seguros, Ricardo Iglesias Teixeira.
O executivo avalia que seis meses antes da pandemia, não seria possível que o corretor de seguros vendesse sem sair de casa, pois era necessário a assinatura do cliente no documento físico. Porém, a companhia lançou uma ferramenta que permitia isso de forma on-line, com assinatura eletrônica. “Não imaginávamos que essa ferramenta seria tão fundamental para a continuidade das operações da companhia e dos nossos parceiros, em tempos de distanciamento”, conta Teixeira.
Ele conta que o primeiro impacto foi o aumento em 104% em número de cotações de seguros individuais, entre março e abril de 2020, ou seja, houve um despertar do interesse das pessoas. Com esse acréscimo, a movimentação operacional do corretor foi maior e, por isso, a Centauro-ON aumentou o número de treinamentos para capacitá-lo e prepará-lo para o aquecimento do mercado, com temas importantes como, por exemplo, “Como vender seguro de vida sem sair de casa”, “Como utilizar as ferramentas de venda on-line para atender seu cliente”. E assim foi triplicada a participação dos profissionais.
Mesmo com todos os processos internos, ainda segundo Teixeira, nenhum destes resultados seriam viáveis sem o apoio da Ohio National, a sócia norte americana da seguradora. “Sendo uma companhia de 112 anos, a experiência de passar por duas guerras mundiais e várias pandemias, nos mostrou o caminho que deveríamos percorrer, nos dando todo o apoio técnico, com avaliação dos impactos e gerenciamento dos riscos. Além disso, a área comercial também deu passos em prol deste desenvolvimento da empresa. Os movimentos estratégicos foram importantes, como a entrada do diretor Marcio Magnaboschi e de novas contratações internas, o que aumentou significativamente o número de parceiros corretores de seguros, com um acréscimo de 66% em relação ao ano anterior”.
Mesmo tendo perdido um pouco em ações presenciais, devido à pandemia, na avaliação de Teixeira, a companhia ganhou em agilidade e aumento de interações com os corretores de seguros, o que trouxe mais resultado e, até mesmo, proximidade com esses profissionais.
Foi um brilhante trabalho que o time comercial realizou antes e durante a pandemia. Isso sem contar com a campanha “Desafio dos 100 Dias – Um Só Time, Um Só Objetivo, Um Só Resultado”, que aconteceu entre 1º de setembro e 9 de dezembro de 2020, com o objetivo de mobilizar toda a companhia. E o desfecho foi extraordinário: um crescimento em vendas de 75% no segmento Vida Individual em relação a 2019”.
“A pandemia nos mostrou a importância de se investir em tecnologia e inovação neste mercado, o que é um grande legado. Isso coloca a tecnologia a serviço do corretor e traz proximidade de seus clientes. Esse caminho percorrido só nos dá a certeza de que estamos no caminho certo para levar o seguro para a vida de cada brasileiro”, finaliza