Alfa, GBOEX, MBM e Sompo: Desafios e superações durante a pandemia

A Revista Sincor-GO continua com a série de reportagens sobre como as seguradoras vem enfrentando as dificuldades e desafios impostos desde o início da pandemia do novo coronavírus (Covid-19). Nesta edição a Alfa, GBOEX, MBM e Sompo contam como está sendo essa mudança.

Alfa

Gerente comercial da Sucursal Goiânia, Luciano Vilela
Gerente comercial da Sucursal Goiânia, Luciano Vilela

Inovação, uso de novas tecnologias e mudanças rápidas. Foi assim que a Alfa Seguros iniciou o enfrentamento da pandemia, de acordo com o gerente comercial da Sucursal Goiânia, Luciano Vilela, que conta ainda como está sendo a adaptação a esse novo cenário. “Como executivo, devemos sempre estar preparados para mudanças. É o que sempre aprendemos no decorrer de nossa carreira. Mas, uma pandemia desta dimensão pegou todos de surpresa. Um cenário novo que nos obrigou a mudanças rápidas e até certo ponto radicais. Minha adaptação profissional foi usar cada vez mais da tecnologia para manter nosso cliente bem atendido e na medida do possível manter o bom relacionamento com o mercado que atuamos”, destaca.

Vilela conta quais foram as medidas utilizadas para apoiar o corretor de seguros.” Priorizamos a melhoria nas ferramentas tecnológicas de trabalho e, claro, flexibilidade em cada negociação. O Corretor é nosso principal cliente. Ele que nos traz o “cliente final” e assim, neste momento tão difícil da humanidade, estar perto deste profissional é de fundamental importância para o sucesso de nossa Companhia”, afirma.

Mas, as medidas de apoio ao enfrentamento a pandemia não foram aplicadas apenas aos corretores de seguros. Vilela explica que os consumidores de seguros, também foram apoiados pela Alfa. “Flexibilização de prazos de pagamentos, seja na contratação inicial ou em eventuais inadimplências. Análise mais ponderadas na aceitação de cada seguro. Estamos priorizando ao máximo a resposta ao corretor que por final deve resposta ao nosso segurado. Isenção de juros. Liberação de vistoria presenciais para vistoria “mobile”, entre outras”.

Apesar de todas essas mudanças, no ano passado, a seguradora teve um crescimento considerável. “Falando de 2020, tivemos uma evolução incrível. Não fomos afetados negativamente em nenhum ramo. Porém, se considerarmos outros fatores, sim o impacto foi negativo. Tivemos uma redução de prêmio, principalmente no Ramo Auto. O novo modelo de trabalho em Home Office exigiu uma adaptação severa em cada profissional e também na Cia” enfatiza. Sobre o “novo normal”, Vilela diz que é possível seguir com trabalho sério e determinação. “Não temos para onde correr, como dizia os antigos, com trabalho sério tudo se resolve. É assim que esperamos este novo normal! Com trabalho e determinação.  E claro como bom Cristão, colocar Deus acima de tudo”, finaliza.

GBOEX

Gerente da Unidade de Negócios de Brasília, Gustavo Gonçalves Vianna
Gerente da Unidade de Negócios de Brasília, Gustavo Gonçalves Vianna

Já na GBOEX o que fez a diferença segundo o gerente da Unidade de Negócios de Brasília, Gustavo Gonçalves Vianna, foi a facilidade de adaptação para o modelo de trabalho home office. “A pandemia trouxe uma nova realidade para o mercado de trabalho, tornando o trabalho remoto um grande aliado da nossa empresa, já que nos adaptamos rapidamente”.

Vianna, conta também que o digital foi imprescindível nesse momento. “Intensificamos nossos canais digitais de atendimento, orientando e esclarecendo dúvidas para que pudéssemos manter as operações e continuar oferecendo nossos produtos e serviços com a qualidade já reconhecida pelo mercado”, relata.

O executivo explica que foram adotadas novas medidas para apoiar o corretor nesse momento, mas reforça que a GBOEX já mantinha canais on-line com sucesso e que intensificou a atuação, permitindoaos corretores parceiros seguissem obtendo atendimento e esclarecimentos de forma qualificada. “Nesse sentido, foi possível gerar praticidade e proporcionar conhecimentos por meio de cursos no Portal do Corretor, promover campanhas diversas e vigentes para apoiar o profissional nesta adaptação, implantar o e-commerce com a Plataforma Digital GBOEX, além de garantir a segurança e a tranquilidade de seus negócios por meio dos canais de comunicação da empresa”, conta.

O gerente falaainda quais foram as medidas utilizadas para apoiar o consumidor de seguros. “Nosso foco foi manter os associados protegidos e informados, mantendo o cuidado com suas famílias, essenciais para seguirmos com a nossa. Por isso, o GBOEX investiu em programas de relacionamento em todos os seus canais, por meio da fidelização, da comunicação, das inovações tecnológicas como o Portal de Serviços, o Portal do Associado, além da promoção da Mensalidade Premiada e a amplitude do nossa Rede de Convênios em nível nacional. Todas essas adequações foram pensadas com o objetivo de zelar pelo bem-estar e a segurança de nossos clientes”.

Vianna conta que apesar desse momento de incertezas o impacto foi positivo para os negócios. “Atualmente, conquistamos novas alianças comerciais e conceitos sobre a nossa estrutura. Isso permite planejarmos a ampliação da nossa produtividade no mercado regional”. Para ele, o cenário atual, agora denominado de “novo normal” deve ser de resiliência. “Acredito que a resiliência pretere a eficiência. A adaptação empresarial mais ágil e a redefinição do modelo de negócio certamente serão vantagens para a sucessão das empresas” conclui.

MBM

Superintendente Comercial da MBM, Alexsander Kaufmann

O início da pandemia para o Mercado de Seguros e para a Economia Global, foi de adaptação e transformação, situação que não foi diferente para a MBM. De acordo com o Superintendente Comercial da MBM, Alexsander Kaufmann, foi necessária uma mudança repentina para não haver perdas no negócio. “Passamos da forma presencial para On-Line, tivemos que descobrir a duras penas nossas fraquezas no quesito tecnológico e de comunicação e se adaptar instantaneamente para não perder negócios, em uma economia afetada drasticamente” conta.

Kaufmann explica que a pandemia acelerou algumas mudanças que o setor de seguros já sinalizava e investiu no canal do corretor afim de apoiar seus parceiros neste momento. “A consolidação do serviço online é uma das mais fortes tendências de mercado em 2021 e a companhia não ficou fora dessa tendência, investiu em melhorar nosso canal corretor, simplificando e aumentando o portfólio de produtos para que o corretor tenha alternativas de negócio neste mundo pandêmico”,destaca.

O Superintendente conta ainda que as medidas adotadas pela companhia para apoiar o consumidor de seguros foram intensificadas. “A MBM é uma seguradora exclusiva de Seguros de Pessoas (Vida e Acidentes Pessoais), sendo assim, nos preocupamos com o bem maior, as famílias das vítimas que ficaram sem seus entes queridos por causa do COVID-19. Sendo assim, a MBM intensificou sua área de regulação de sinistros, dando maior agilidade nas indenizações e buscando um atendimento totalmente diferenciado e humanitário em caso de acionamento da assistência funeral”, destaca.

De acordo com Kaufmann, todo o mercado de seguro de pessoas viveu e continua vivendo um aumento na sinistralidade não esperado, o que forçou as seguradoras a se reinventarem. “A MBM Seguradora possui dois produtos que despontam no mercado nacional: AP Eventos e APP (Acidentes Pessoais a Passageiros). O primeiro praticamente zerou, por não termos eventos. E o segundo teve uma redução drástica devido à redução de transporte de passageiros em geral (Aplicativos, vans escolares, ônibus etc), e mesmo assim, devido a aproximação da área comercial MBM com os corretores através de “lives”, treinamentos on-line e inovações tecnológicas crescemos 13,05% superando a média de 3,6% apresentada pelo mercado de pessoas”, explica.

Quando se fala em “novo normal” Kaufmann elenca cinco itens que deviam ser o foco das empresas daqui para frente:

  1. Rever sua estrutura de custos e focar na produtividade.
  2. Fomentar a transformação digital de forma a criar uma seguradora/corretora altamente digital
  3. Criar novos fluxos de rentabilidade
  4. Preparar sua equipe de trabalho para o novo normal.
  5. Reforçar a eficiência do capital e da marca.

Sompo

Gerente da Filial Goiás da Sompo Seguros, Nayana Flores Silva
Gerente da Filial Goiás da Sompo Seguros, Nayana Flores Silva

A Gerente da Filial Goiás da Sompo Seguros, Nayana Flores Silva, conta que a adaptação ao novo cenário ocorreu de forma rápida. “No meu caso, em específico, aconteceu uma dupla adaptação. Primeiro porque desde março de 2020, toda a equipe da Sompo Seguros no Brasil passou a atuar em regime de home office. A rápida implementação de um sistema de trabalho remoto permitiu que os colaboradores pudessem seguir com suas atividades em segurança,  relata.  

Ela enfatiza ainda que, além das novas medidas de apoio ao corretor de seguros adotadas pela companhia, a interação constante garantiu ainda mais a proximidade com os corretores.

“Apesar de adotarmos o trabalho à distância, nossa interação constante por meio de reuniões online e teleconferências garantiu a proximidade e personalização do contato com os parceiros corretores de seguros, que já é característico da Sompo Seguros”, explica.

Nayana lembra ainda que a companhia já estava num processo de digitalização e a implementação desses serviços aconteceu de forma bastante tranquila. “Uma das melhorias implementadas foi o lançamento do novo “Cotador Vida”. O novo portal está muito mais atraente. O ambiente tornou-se intuitivo, amigável e com todos os produtos em um só lugar. Além disso, agora o CotadorSompo Vida está integrado à plataforma de Digital Transaction Management (DTM) da DocYouSign, que possibilita assinar documentos a qualquer hora, em qualquer lugar e via qualquer dispositivo. Recentemente, também foram lançadas campanhas com vantagens bastante significativas. Uma delas foi o Agenciamento em Dobro. Por meio da ação, o corretor de seguros teve a oportunidade de receber até 200% de agenciamento para negócios fechados dos produtos de Vida Individual (Sompo Vida Individual e Sompo Vida Top Mulher) e Vida Coletivo (Sompo Vida PME Capital Global, Sompo Vida PME Super Simples e Sompo Vida PME Supremo)”,detalha Silva.

A gerente conta ainda que a Sompo também adotou medidas para apoiar o consumidor de seguros. “A Sompo investiu nos diversos canais de interação, que contribuíram com a pronta resposta e com a satisfação do cliente. Um exemplo são os recursos do App Sompo Segurado, que facilitam bastante o processo de requisitar serviços de Assistência 24 Horas”,aponta.

Outro destaque citado por Nayana, foi no ramo Vida, onde a Sompo Seguros determinou que, desde 1 de março as apólices vigentes e novas contratações de todos os Seguros de Vida deixaram de ter a carência para cobertura dos casos de COVID-19. “Essa medida vem complementar a decisão da companhia que, em abril de 2020 determinou a plena cobertura no caso de Morte, Funeral e Diárias de Internação Hospitalar relacionados a casos de COVID-19 para apólices vigentes desses ramos. Porém, as apólices contratadas a partir de 7 de abril de 2020 ainda contavam com a carência de 90 dias. Agora essa condição está suspensa para as novas apólices” conta.

Para driblar os possíveis impactos causados pela pandemia, a Sompo Seguros incrementou substancialmente suas ofertas, com uma série de novidades, como novas coberturas e produtos com facilidade de cotação e flexibilidade de contratação. “Incrementamos as ofertas de produtos, serviços e outras facilidades que vêm dinamizando as oportunidades de negócios em ramos como Sompo Vida (Individual e Coletivos), Sompo Auto e os produtos de Ramos Elementares Massificados (Sompo Empresarial, Sompo Residencial, Sompo Condomínio e outros). Apesar do cenário desafiador em 2020, toda a equipe técnica e comercial da Sompo Seguros trabalhou para garantir o desenvolvimento de negócios e garantir o fomento do mercado de Seguros”, destaca.

Nayana finaliza falando sobre a atuação nesse citado “novo normal”, onde agora existe um cenário desafiador, porém, cheio de oportunidade. “Esse é o momento em que corretores, assessorias e plataformas de seguros devem trabalhar de forma ainda mais próxima com os comerciais das seguradoras. É por meio desse esforço conjunto que vamos manter a premissa de levar sempre a melhor solução em termos de seguro para o consumidor e, com isso, alcançar uma retomada efetiva no crescimento do mercado de seguros. Podemos dizer que a integração é a palavra de ordem do mercado segurador em 2021”.

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