American Life, Junto e Suhai: Desafios e aprendizados durante a pandemia

Esta é a última edição de nossa série de reportagens sobre como as seguradoras enfrentaram os desafios causados pela pandemia do novo coronavírus (Covid-19). Nesta edição, American Life, Junto Seguros e Suhai contam como o mercado de seguros se adaptou neste momento tão delicado, que por sinal ainda estamos vivendo.

American Life

Carlos David Lôbo Rezende – da empresa JOMPLC
Carlos David Lôbo Rezende – da empresa JOMPLC

O atual cenário da pandemia exigiu uma mudança drástica nos formatos de trabalhos em diversas áreas do mercado. No entanto, para alguns, essa adaptação ocorreu de forma ágil e tranquila, assim como foi para American Life, de acordo com o representante da sucursal Goiânia, Carlos David Lôbo Rezende – da empresa JOMPLC (União Securitária do Centro-Oeste Consultoria e Representação).

Para ele, tudo aconteceu de forma rápida o que permitiu a manutenção no atendimento de clientes. “Promovemos os ajustes necessários para continuar a entrega de serviços de qualidade. A nossa adaptação ao trabalho remoto ocorreu de forma ágil, o que nos permitiu flexibilidade de atuação e atendimento aos nossos clientes”, destaca.

Rezende aponta ainda que neste momento da pandemia os corretores foram apoiados de forma ativa e principalmente utilizando os recursos tecnológicos para interagir com cada um deles. “Permanente interação com a grade de corretores utilizando aplicativos disponíveis, treinamentos on-line, rápido encaminhamento de cotações e máxima atenção e dedicação para as demandas de negócios que nos foram encaminhadas”, conta.

Com relação aos clientes, também houve uma atuação rápida para manter a qualidade no atendimento. “A nossa bandeira, que possui o compromisso de entregar para o cliente o que ele comprou de forma eficiente. Portanto, todos os nossos canais de atendimento estão capacitados para apoiá-los quando necessários”, explica Rezende.

Ele aponta ainda o compromisso que companhia tem pelo seu cliente vai além do que somente o contrato, uma vez que a American Life indenizou inúmeras mortes por Covid em todo o mundo, sem amparo de cobertura no contrato”, destaca.

Ainda de acordo com o representante, a pandemia causou um déficit na carteira de Responsabilidade Civil Ônibus, que é uma das especialidades da companhia.“Houve um menor fluxo de passageiros, parte das frotas ficaram nas garagens e, naturalmente diminui os valores das faturas pagas. Mas já começamos a observar um retorno, pedidos de inclusão desses veículos para as respectivas apólices”.

No entanto, ele aponta que em outra carteira a procura tem aumentado. “Relativamente a carteira de riscos pessoais, outra especialidade da nossa Seguradora, observamos o interesse maior do mercado consumidor”, conta.

Quando se fala em “novo normal”, Rezende diz acreditar que a vacinação traz a esperança da garantia da vida para todos. “Nosso Mercado Segurador Nacional segue seu curso e, já está nesse processo salutar de adaptação ao novo normal, bem como, a utilização da tecnologia disponível preparando novos interessantes produtos. Reescrevemos a palavra “crise” em nosso vocabulário, que passou a denominar-se “CRIE”, assim seguiremos criando novas formas para darmos continuidade à nossa labuta diária, promovendo a disponibilidade de seguro à nossa sociedade”, finaliza.

Junto Seguros

Gerente Regional Goiás e Minas Gerais, Gláucia Santos
Gerente Regional Goiás e Minas Gerais, Gláucia Santos

A adaptação da Junto Seguros ao atual cenário ocorreu de forma surpreendente e rápida. É o que aponta a Gerente Regional Goiás e Minas Gerais, Gláucia Santos. “Podemos dizer que a adaptação de nossos colaboradores ao trabalho 100% remoto foi surpreendente, não tivemos queda de produtividade e não deixamos de atender nossos clientes com qualidade em nenhum momento”,comemora.

Em relação à adaptação dos corretores, mais uma vez, a tecnologia para garantir proximidade com esse profissional tem grande importância. “Ao longo dos últimos meses ministramos diversos treinamentos sobre produto, promovemos uma série de webinars abordando oportunidades de negócios relacionados ao Seguro Garantia, além de inúmeras visitas remotas a fim de suprir a ausência física tratando, inclusive, de temas não corporativos voltados ao bem estar das pessoas”.

Gláucia explica que oSeguro Garantia traz muitos benefícios para as empresas e a sociedade, uma vez que ele garante o cumprimento das principais obras deste País.“O seguro garantia é um importante instrumento de gestão do fluxo de caixa das grandes empresas, pois com a sua contratação, osconsumidores podem utilizar os seus recursos financeiros na atividade produtiva, ao invés de imobilizar o seu capital em garantias contratuais e processos judiciais.Neste momento de pandemia teve um papel importante viabilizando a substituição de depósitos judiciais por apólices contribuindo para recomposição do caixa das empresas”, aponta a Gerente. 

Ela conta ainda que por enquanto, a pandemia não afetou os negócios da companhia, dado que houve um crescimento em receita e quantidade de documentos em 2020, mas diz que fica uma preocupação com a sinistralidade futura. “Diversas empresas foram afetadas pela atual crise, o que pode nos trazer um impacto negativo a médio prazo. Em 2020 o mercado de Seguro Garantia cresceu e confiamos na manutenção do ritmo em 2021”, explica.  

Gláucia acredita que com o passar do tempo será cada vez mais comum o modelo de trabalho híbrido onde os colaboradores trabalharão alguns dias no escritório e outros dias de casa. “Isso porquê o trabalho em home office já se provou eficaz o suficiente para ser adotado de forma parcial ou definitiva”, finaliza.

Suhai

Diretor Comercial da Suhai Seguros, Robson Tricarico
Diretor Comercial da Suhai Seguros, Robson Tricarico

Para o Diretor Comercial da Suhai Seguros, Robson Tricarico, o atual cenário da pandemia acabou deixando o mercado “balanceado”. Por um lado, carros e motos ficaram na garagem, devido ao home-office, e com isso o risco de colisão diminuiu muito e consecutivamente a procura e a necessidade de se fazer um seguro compreensivo caiu. Por outro lado, muitos proprietários de carros, motos e utilitários colocaram seus veículos nas ruas em busca de uma fonte de renda. É o caso dos carros utilizados para transporte de passageiros por aplicativos ou até mesmo para entregas rápidas, os motofretistas, e os proprietários de utilitários e caminhões que estão sendo responsáveis pelo abastecimento das regiões. Com isso, a procura por este tipo de cobertura parcial, praticada pela Suhai, aumentou significativamente.

Robson conta ainda que foram adotadas medidas a fim de apoiar o corretor neste momento. “A Suhai sempre esteve ao lado do corretor, ajudando-o com ferramentas de marketing com objetivo de se conectarem com nosso público-alvo. E agora não foi diferente. Criamos o Suhai Link, uma ferramenta que proporciona geração de leads nas redes sociais, através da criação de links e QRCODES da corretora. Esta ferramenta, totalmente gratuita para nossos corretores, permite que um cliente com necessidade de proteger seu veículo, cote e contrate o seguro Suhai, automaticamente, e o corretor recebe simultaneamente um SMS para acompanhar todo este processo”, relata.

Ele explica que a companhia sempre possuiu processos muito acessíveis e flexíveis aos clientes, no que tange a contratação do seguro, com perfil simplificado, na autovistoria, evitando do cliente se deslocar para fazê-la fisicamente. Além disso, Robson aponta que a Suhai conta com facilidades nas formas de pagamentos (até 12 vezes via boleto, para não comprometer o limite do cartão) e na prorrogação de prazos de pagamentos quando necessário. “Desta forma, não houve necessidade de mudarmos nossa régua de atendimento, que sempre foi reconhecida como uma das melhores do mercado, tanto que somos a única seguradora RA1000 no Reclame Aqui, em seguro auto no Brasil”, destaca. 

O gerente ainda conta que o impacto da pandemia na companhia foi baixo neste ano. “O impacto da segunda onda da pandemia foi baixo, muito menor do que o sofrido na primeira onda em 2020. Continuamos crescendo mês a mês e isso é fruto de todas as ações acima já mencionadas”.

Sobre o “novo normal” Robson acredita que os clientes irão continuar buscando alternativas para proteger seus veículos, de acordo com suas novas necessidades. “De um lado os proprietários de veículos que estão trabalhando em casa, buscando reduzir a cobertura de proteção, por redução do risco exposto, e de outro proprietários de veículos que estão nas ruas, mais expostos por estarem fazendo entregas, buscando uma cobertura de preço acessível e ampla aceitação. E para ambos os casos, a Suhai é a melhor solução!”, afirma.

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