Como funciona a publicidade paga nas redes sociais?

Redes Sociais, Instagram e Facebook (Foto: Freepik)

O avanço tecnológico caminha a passos largos, e ser notado nas redes sociais torna-se constantemente necessário aos negócios. Desta forma, os anúncios nessas plataformas são importantes para potencializar as ações de comunicação,e, assim, escalar os resultados.

Atualmente, o alcance orgânico, que seria a quantidade de pessoas que recebe o conteúdo dos seus posts nas redes sociais sem que você tenha que pagar nada por isso, diminuiu tanto no Facebook quanto no Instagram, e também entre outras redes.

É aí que a publicidade em mídia social paga se destaca, pois, além de atingir um número maior de pessoas, existe a possibilidade de segmentar seu público alvo. Usando o que você sabe sobre as pessoas que deseja alcançar (também chamado de “persona”), é possível escolher os dados demográficos, sexo, os interesses e os comportamentos que melhor representam seu público.

Segundo o Facebook, com apenas alguns cliques, é possível veicular os anúncios na plataforma, assim como no Instagram, Audiênce Network e no Messenger e com apenas uma única campanha é possível alcançar pessoas em todos os aplicativos favoritos delas.


Criar um anúncio

Alguns empreendedores que estão começando na prática do impulsionar (também chamado  de turbinar) anúncios, o fazem através do botão de impulsionamento na própria postagem. Apesar de também ser uma ferramenta válida para um resultado mais refinado, é recomendado o acesso através do Facebook Business, pois ali você encontrará mais dados e recursos para fazer um anúncio do zero com muito mais planejamento.

De acordo o ebook “Como anunciar no Facebook e Instagram” (clique aqui para acessar a versão completa), disponibilizado pelo Sebrae há nove passos essenciais para se criar uma campanha nas redes sociais, confira abaixo:

  1. Crie uma conta de anúncios para sua empresa
  2. Crie um anúncio e defina o objetivo que sua marca espera alcançar com a campanha;
  3. Indique para onde os usuários serão levados quando clicarem em seus anúncios
  4. Segmente o público-alvo que você espera alcançar com os anúncios;
  5. Defina onde você quer que seu anúncio seja veiculado de acordo com o perfil de sua audiência e dos canais onde você atua;
  6. Defina o orçamento de sua campanha e por quanto tempo ela ficará no ar;
  7. Personalize as imagens e textos do anúncio de modo a deixar sua oferta clara e atraente para o público;
  8. Publique o anúncio e insira um método de pagamento;
  9. Mensure os resultados para saber se a campanha está surtindo os resultados esperados

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