Brasil lidera ranking de arrecadação de seguros na América Latina

Brasil lidera ranking de arrecadação de seguros na América Latina
Brasil lidera ranking de arrecadação de seguros na América Latina

Um estudo realizado pela instituição Latino Insurance Online, a pedido do Conselho da Presidência da Federación Interamericana de Empresas de Seguros (FIDES) apontou que o setor segurador emitiu US$ 127,7 bilhões em prêmios na América Latina em 2020. Realizado em 18 países latino-americanos, esse desempenho foi 16% menor em comparação ao ano anterior.  

Do total arrecadado, o Brasil teve 43,96% de participação, um pouco mais que o dobro do México, com 21,79%. Em terceiro lugar, ficou a Argentina, com 7,86% de arrecadação, seguida de perto pelo Chile, com 7,81%, enquanto a Colômbia respondeu por 6,52%.

O estudo apontou ainda que a arrecadação do setor segurador representou 3,1% do Produto Interno Bruto (PIB) da região no ano passado, resultado igual ao de 2019. Na comparação dos prêmios emitidos x PIB de cada país, o Brasil liderou o ranking, com 3,95% de coeficiente de penetração, quase empatado com o Chile (3,93%), seguido pelo Panamá (3,16%) e Colômbia (3,10%).   

A arrecadação do seguro de vida representou 65% do total com relação aos outros ramos, mantendo a média aproximada dos anos anteriores. Nessa comparação, o Brasil é o primeiro do ranking, com arrecadação de 76%, único país que ficou acima da média da região.  

O estudo foi feito com base nos dados informados pelos órgãos reguladores de cada país e setor.  O material não considera os Títulos de Capitalização e, em Saúde Suplementar, só contempla as seguradoras (excluindo as outras modalidades de operadoras).

A respeito do estudo, o Presidente da Comissão Regional Sul, Marcio Coriolano, disse que “como os valores constam em dólares, a formação da taxa de câmbio dos diferentes países pode trazer a necessidade de cálculo dos valores nominais para avaliação do crescimento comparativo, o que é possível pelas notas metodológicas que acompanham o levantamento”. O estudo pode ser conferido na íntegra, em espanhol e inglês, no portal da Confederação Nacional das Seguradoras e no site da FIDES.

Sobre o autor /

Comente

Seu endereço de e-mail não será publicado.

Digite e pressione Enter para pesquisar