Artigo: Digitalização no mercado de seguros

Por Frank Dorr*

A tecnologia é um meio que está cada vez mais presente em todos os segmentos empresariais. A pandemia acelerou esse processo em diversos setores, com a maior disseminação das digitalizações. Um dos mais afetados por essa prática é a área de seguros, que busca adotar continuamente práticas e soluções que priorizem a eficiência e a agilidade dos procedimentos, com intuito de aperfeiçoar os processos burocráticos.

De acordo com estudo “O Futuro do Seguro: Personalizado, Digitalizado e Conectado” da Capco, consultoria de gestão e tecnologia dedicada ao setor de serviços financeiros, 68% dos entrevistados com seguro contratado acreditam que os serviços online poderiam ser melhorados. Outro ponto relevante é que 78% dos indivíduos têm preferência por utilizar um aplicativo que dê acesso a todos os produtos que foram contratados.

Na msg global solutions, por exemplo, adotamos soluções tecnológicas que podem ser essenciais para os clientes com o intuito de implementar um seguro digital. Inicialmente, a jornada é a principal questão para entender. Assim, criamos uma plataforma de operações integrada, desde o envolvimento do cliente até o processo do atendimento em si.

O processo também envolve as análises de entendimento dos produtos e até sobre a meta de lucro. Para isso, o recomendado é seguir a trajetória para encontrar a solução ideal: foco no cliente, agilidade no produto, orquestração do negócio, gestão de força de trabalho, finanças, investimentos e relatórios.

A Financial Services Accelerator (FSA), uma das soluções da msg global solutions, adota a estratégia omni-channel, fornecendo uma experiência simplificada, contínua e personalizada às necessidades das seguradoras.

Artigo: Digitalização no mercado de seguros

Outra questão relevante é que o FSA possui integração de referência pré-configurada e modelos de site para a realização das seguintes demandas: cotação e novo processo de negócios, pacotes de produtos, sistema de gerenciamento de conteúdo, área de autoatendimento, formulários configuráveis e gerenciamento de dados pessoais e consentimento.

Outra solução é msg.IoTA, um produto certificado pelo SAP que permite às seguradoras automotivas compreender o comportamento de condução de seus respectivos clientes a fim de oferecer-lhes os melhores serviços. Além disso, a ferramenta disponibiliza informações que facilitam os serviços dos parceiros, como contrato, viagem e pontuação, desafios e reivindicações. Trata-se de uma maneira de direcionar questões com mais precisão, por meio da inteligência artificial. Além do segmento de seguros, outro setor que demanda a solução e onde ela apresenta enorme sinergia é o automotivo. Mas isso é tema para outro artigo.

Usar a tecnologia a favor das pessoas e das empresas. Entendemos que assim poderemos fazer a diferença não apenas para nossos clientes, mas para o desenvolvimento de todo o setor.

*Frank Dorr, Co-CEO da msg global solutions no Brasil

Sobre o autor /

Comente

Seu endereço de e-mail não será publicado.

Digite e pressione Enter para pesquisar